Desde 2003, organizamos em Paris e no mundo inteiro o Festival International Signes de Nuit (Sinais de Noite). Nos últimos anos foram apresentados milhares de filmes de cerca de 70 países, e, ao mesmo tempo, promoveram-se 140 programas em colaboração com várias instituições culturais e festivais em 34 países, entre eles destacam-se Algéria, Austrália, Chile, Cuba, Hungria, Indonésia, Japão, Líbano, Lituânia, Peru, Rússia, Eslovénia, Tunísia, Turquia e Estados Unidos.
Em 2013, o festival torna-se internacional, tendo lugar na Alemanha, e em 2015 transforma-se num evento multinacional, sendo promovido em Banguecoque, Lisboa, Argentina e Itália.
O Festival Internacional Signos da Noite, sediado em Paris, é feito de filmes que reflectem novos pontos de vista, imagens criativas e uma aproximação crítica a pontos cruciais relacionados com a existência humana nos tempos modernos. Um lugar onde o cinema extravasa os seus horizontes. Uma iniciativa incrível, diferente, livre de tradições e preparada para atribuir a si própria um imprevisível foco experimental.
HISTÓRIA
CONCEITO
O festival apresenta filmes e trabalhos audiovisuais de todo o Mundo. Novas linguagens multimédia que se focam nos principais problemas e situações decorrentes da actualidade. O objectivo passa por se estabelecer uma comunicação global que escape ao poder dos meios de comunicação de massa. Os projectos apresentados exploram novas sonoridades, técnicas avançadas de imagem e movimento, ritmo, guião, exploração de espaços alternativos, perspectivas surpreendentes e diferentes camadas de tempo que facilitam uma comunicação mais próxima entre pessoas de provenientes de distintos meios mentais, sociais e fisiológicos. Um projecto que visa, assim, criar uma onda de sensibilização ao nível global, permitindo proteger o pensamento comum das influências negativas ampliadas pelos média. A responsabilidade que cabe, a nosso ver, a todas as produções audiovisuais.
A nossa intenção é o estabelecimento de uma comunicação internacional, e de uma mediação apontada na sensibilização cultural às diferenças e variações de formas de vida e de expressões mentais e psíquicas, tanto como as suas condições sociais. Ou seja, nós seguiremos as transformações técnicas e culturais das nossas sociedades atuais em um nível artístico complexo.
As mídias cinematográficos e audiovisuais se prestam perfeitamente a esta troca. Esse festival é a condensação desse projeto cultural. Nesse sentido, desejamos mais do que organizar um festival no meio de muitos outros, queremos montar um fórum cultural de comunicação e transmissão, que não está assegurado por outras meios de comunicação (mídias de massa, facebook…).
INTENÇÃO